CHAMADA DE CAPÍTULOS
Bibliotecári@s negr@s: Pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas
Organização: Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Graziela dos Santos Lima
Publicado por Selo Nyota/Rocha
Ementa: Seguindo a sequência que tem se mantido a respeito do protagonismo de bibliotecári@s negr@s e suas epistemologias, experiências e desafios, o novo volume intitulado “Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e nas bibliotecas” tem a finalidade de contribuir para a divulgação de ações e pesquisas para a implementação da Lei Federal nº 10.639/2003, que inclui no currículo oficial a obrigatoriedade da temática da história e cultura africana e afro-brasileira, assim como o Parecer CNE 003/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Para tanto, os capítulos deverão apresentar experiências profissionais (sejam elas ações culturais, projetos de pesquisa, projetos de extensão, entre outros), pesquisas (pesquisas de trabalho de conclusão de curso, pesquisas de dissertação, pesquisas de tese, artigos) e demais ações e discussões realizadas dentro dos espaços de educação, nas bibliotecas ou unidades de informação, assim como as resistências enfrentadas pelo/a bibliotecário/a negro/a ao longo desses 16 anos de implementação da lei.
Em síntese: O que desejamos é demonstrar como fazer a inserção da história e culturas africana e afrobrasileira na prática bibliotecária, no ensino e na pesquisa em BCI, trazendo as experiências de bibliotecári@s negr@s, bem como suas discussões teóricas.
Os critérios para participação são:
i. O/a autor/a deve ser um/a bibliotecário/a negro/a.
ii. Os capítulos escritos para o livro são em formato acadêmico e devem seguir a presente ordem:
a) - Título;
b) - Autoria e resumo da biografia dos/as autores/as (máximo três autores/as e autor/a principal precisa, necessariamente, ser negro/a e bibliotecário/a);
c) - Introdução com objetivo geral (e se houver, objetivos específicos);
d) - Justificativa;
e) - Desenvolvimento (pode conter seções e subseções);
f) - Resultados (se houver);
g) - Considerações finais; e
h) - Referências.
iii. A paginação é o mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas em tamanho A5. O Texto deve ser escrito em letra Palatino Linotype, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, recuo primeira linha de cada parágrafo de 1 cm.
iv. Lembramos que, como nas outras edições, os custos editoriais do livro são divididos por capítulo. Os livros impressos são pedidos sob encomenda e valor de custo é definido pós-produção.
v. Solicitamos, em resposta a esta divulgação, o título do capítulo e as/os autoras/es até o dia 29/02/2020 enviado para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Graziela (graziela.dsl@gmail.com);
vi. O texto completo deve ser entregue até dia 30/04/2020 e deve ser enviado para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br) e Graziela (graziela.dsl@gmail.com).
Em caso de informes de prorrogação dos prazos, serão enviados via e-mail às pessoas autoras.
O Lançamento ocorrerá em 2020.