Selo Nyota

Coordenação

Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Nathália Lima Romeiro

Receba nossas atualizações
Acesso aberto

Todos os livros divulgados neste site são de acesso aberto

Creative Commons

Todos os livros divulgados neste site estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

© 2023 by Franciéle Carneiro Garcês da Silva e Nathália Lima Romeiro e Wix.comTerms of Use  |   Privacy Policy

Equipe

FRANCIÉLE GARCÊS

  Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Bacharela em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação (2013-2016) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Tem participado de diversos movimentos vinculados à Biblioteconomia, Ciência da Informação, luta antirracista e de respeito à diversidade étnico-racial, a saber: o Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPaMCs/UFMG), o Movimento Negro UFMG e o Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes (IBICT/UFRJ) como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat). Faz parte da equipe gestora 2018-2020 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) e do Conselho Editorial da Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Participou como voluntária no Projeto Biblioteca de Referência do NEAB/UDESC (2013-2017) e no Projeto Espaço de Referência Ações Afirmativas, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC) (2013-2015). Ademais, é idealizadora e gerente da página Quilombo Intelectual e integrante e coordenadora do Grupo de Estudos Mulheres Negras na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

  Além do livro “Epistemologias Negras: relações raciais na Biblioteconomia”, é organizadora do Livro “Bibliotecári@s Negr@s: ação, pesquisa e ação política” em parceria com Graziela dos Santos Lima e do livro “O Protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação” em conjunto com Nathália Lima Romeiro. Temas de pesquisa: Ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Black Librarianship, Representações Sociais, Temática Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-Raciais, Mídias sociais, Bibliotecas especializadas, NEABs.

NATHÁLIA ROMEIRO

 Licenciada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/ECO-UFRJ. Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG; É organizadora do livro “O Protagonismo da Mulher na Biblioteconomia e Ciência da Informação” em conjunto com Franciéle Carneiro Garcês da Silva (2018).

 

 

  Participa do grupo de pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes e no Satélite em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S²O.sat) vinculado ao Ecce Liber. Áreas de estudo: Estudos de gênero, Violência contra a mulher, Direito da Mulher, Mídias Sociais, Competência Crítica em Informação, Licenciatura em Biblioteconomia; Empreendedorismo na Biblioteconomia; Informação, Educação e Saúde.