Editais abertos

CHAMADA DE CAPÍTULOS

Bibliotecári@s negr@s:

Perspectivas feministas, antirracistas e decoloniais em Biblioteconomia e Ciência da Informação


Organização: Franciéle Carneiro Garcês da Silva 


Publicado por Selo Nyota/Rocha

 

Ementa: O quarto volume do livro Bibliotecárias(os) Negras(os) apresenta como tema: “Perspectivas feministas, antirracistas e decoloniais em Biblioteconomia e Ciência da Informação”. A partir do protagonismo de pessoas bibliotecárias negras, esta obra busca abordar contranarrativas que se coloquem como contraponto às narrativas colonialistas e racistas que se entrelaçam com a promoção da branquitude dentro dos contextos científico, educacional e profissional no campo biblioteconômico-informacional. Nesse sentido, os capítulos podem trazer relatos de experiências profissionais, estudos de caso, pesquisas de trabalho de conclusão de curso, teses, dissertações e artigos. As abordagens dos capítulos a serem aceitas neste volume são:

 

Estudos Feministas – Capítulos que enfoquem personagens feministas e as diversas vertentes dos Estudos Feministas (feminismo negro, decolonial, comunitário, latino, etc.) no campo biblioteconômico-informacional;

 

Estudos Antirracistas – Capítulos que promovam a discussão do antirracismo e a abordagem antirracista dentro do campo biblioteconômico-informacional em suas diversas facetas: mercado de trabalho, ensino, atuação profissional, ciência, articulação política e profissional, entre outros;

 

Estudos Decoloniais – Capítulos escritos que discutam o colonial e a (re)colonização de práticas, ensino e o “ser” dentro do campo biblioteconômico-informacional. Ainda, capítulos que divulguem ações descolonizadoras dentro do ensino, atuação, biblioteca e unidades de informação, assim como promovam a pluralidade de epistemes a partir do lugar de enunciação de grupos colocados às margens das sociedades.

Capa_Livro 2.jpg

Os critérios para participação são:

 

i.      O/a autor/a deve ser uma pessoa bibliotecária negra.

 

ii.    Os capítulos escritos para o livro são em formato acadêmico e devem seguir a presente ordem:

 

a) - Título;

b) - Autoria e resumo da biografia dos/as autores/as (máximo três autores/as e autor/a principal precisa, necessariamente, ser negro/a e bibliotecário/a);

c) - Introdução com objetivo geral (e se houver, objetivos específicos);

d) - Justificativa;

e) - Desenvolvimento (pode conter seções e subseções);

f) - Resultados (se houver);

g) - Considerações finais; e

h) - Referências.

 

iii.  A paginação é o mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas em tamanho A5. O Texto deve ser escrito em letra Palatino Linotype, tamanho 11, espaçamento entre linhas simples, recuo primeira linha de cada parágrafo de 1 cm.

 

iv.  Lembramos que, como nas outras edições, os custos editoriais do livro são divididos por capítulo. Os livros impressos são pedidos sob encomenda e valor de custo é definido pós-produção.

 

v.    Solicitamos, em resposta a esta divulgação, que o título do capítulo e as/os autoras/es seja remetido até o dia 15/06/2021 para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br)

 

vi. O texto completo deve ser entregue até dia 30/08/2021 via e-mail para Franciéle (francigarces@yahoo.com.br)

 

Em caso de informes de prorrogação dos prazos, serão enviados via e-mail às pessoas autoras.

O Lançamento ocorrerá em 20 de novembro de 2021, salvo algum contratempo.

 
Selo Nyota

Coordenação

Franciéle Carneiro Garcês da Silva

Nathália Lima Romeiro

Receba nossas atualizações

Obrigada por se inscrever!

Acesso aberto
Open_Access_PLoS.svg.png

Todos os livros divulgados neste site são de acesso aberto

Creative Commons
creative_commons_tipos_bysa.jpg

Todos os livros divulgados neste site estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.