top of page
Buscar
  • Foto do escritorSelo Nyota

Lançado o livro "Epistemologia social feminista negra", de Leyde Klebia Rodrigues da Silva

No dia 13 de abril de 2024, foi lançada a obra da Profa. Dra. Leyde Klebia Rodrigues da Silva, intitulada "Epistemologia social feminista negra".


A obra recebeu o prefácio da professora Franciéle Carneiro Garcês da Silva, que nos incentiva a ler, reler e utilizar esse livro em disciplinas, grupos de pesquisa, projetos de extensão e em outras formas de visibilizar o conhecimento produzido por essa intelectual e pesquisadora potente. Ela destaca a robustez do arcabouço teórico, a inovação metodológica e o enfoque social presentes na obra, e nos convida a assumir uma postura epistêmica crítica e comprometida com a justiça racial, trazendo as mulheres negras para o centro.


O professor Jobson Francisco da Silva Júnior, responsável por apresentar o livro, destacou a relevância dessa obra desde a sua introdução. Leyde Klebia Rodrigues da Silva, que foi uma excelente aluna, orientanda e aprendiz de Mirian de Albuquerque Aquino, trilha novos caminhos na mesma direção apontada por sua mestra, recusando os "ensebamentos" reproduzidos muitas vezes na Ciência da Informação.


O professor Gustavo Silva Saldanha infere que: "Este livro nos reconta, no jogo de espelhos, a biobibliografia de três pesquisadoras negras a partir dos territórios em Biblioteconomia e Ciência da Informação, a saber, Mirian de Albuquerque Aquino, Maria Aparecida Moura e Joselina da Silva. Três mulheres. Três mulheres negras. Três mulheres negras brasileiras de diferentes estados. Três mulheres negras brasileiras de diferentes estados e professoras. Três mulheres negras brasileiras de diferentes estados e professoras e cientistas. Três mulheres negras brasileiras de diferentes estados e professoras e cientistas no campo biblioteconômico-informacional, no trato de e sobre o conhecimento. Três mulheres negras brasileiras de diferentes estados e professoras e cientistas no campo biblioteconômico-informacional, no trato de e sobre o conhecimento, no espelho de uma mulher negra nordestina brasileira bibliotecária doutora".


Assista ao lançamento aqui!



Encomende o livro impresso aqui!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page